Aproveite o carnaval sem descuidar da saúde!

O carnaval chegou! Mas nem tudo é festa! Seja curtindo a folia ou aproveitar o  feriadão que se aproxima na praia ou piscina, é importante seguir algumas dicas para não prejudicar a sua saúde. Lembre-se: ainda estamos na campanha Verão Laranja, de alerta e prevenção ao câncer de pele. Veja algumas dicas


– Cuidados com queimaduras pelo sol: coloque o filtro solar entre seus itens de folia de carnaval. Na bolsa que vai levar para a festa quando ela for de dia, aplique e reaplique o produto a cada duas horas, pois ele sai com o suor. Importante usar chapéu, óculos de sol, e camisa para proteger os ombros.


– Beba muita água para não ficar desidratado.

– Evite o contato com a pele exposta ao sol de bebidas e picolés com frutas cítricas como limão, tangerina e caju.

– Tente se programar para acordar cedo e aproveitar os blocos até às 10h, fora do horário de pico do sol. Se preferir, deixe para curtir a folia depois das 16h.

– Vai levar as crianças para o bloco? Tome alguns cuidados com os pequenos: evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga, não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essa dica também serve para os adultos.

– Escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Use maquiagem, brilho e glitter de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias.

– Proteja os pés de calosidades, traumas e risco de cortes. Use sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar.

– Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, tome cuidado, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

Se mesmo assim, após o carnaval tiver problemas, procure sua dermatologista!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.