Infecção gastrointestinal: cuidados para aproveitar as férias!

Verão e férias nem sempre são certeza de muita diversão! A animação muitas vezes é tão grande que as pessoas deixam de se atentar para alguns cuidados importantes que resultam em infecções gastrointestinais e podem estragar momentos muito aguardados por toda a família.

O armazenamento dos alimentos de forma incorreta é um dos principais vilões para quem entra em férias e acaba deixando de lado alguns cuidados que mantém durante o restante do ano. As temperaturas elevadas favorecem a multiplicação de bactérias e produção de toxinas que aumentam o potencial da manifestação das doenças gastrointestinais.

“Deve-se optar em consumir alimentos e bebidas de procedência conhecida e armazená-los em geral resfriados ou congelados. Evite deixar comidas e sucos, por exemplo, expostos em temperatura ambiente por muito tempo”, recomenda a coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert.

A médica alerta que infecções também podem ser adquiridas por frequentar praias, lagoas e rios com indicação de impróprios para banho. “Em Santa Catarina nossas praias e balneários têm essa informação, que não deve ser ignorada. A água poluída é uma grande fonte de contaminação gastrointestinal”, afirma.

Na rotina de praia e balneários durante o verão, Juliana alerta sobre o armazenamento dos alimentos. “Vemos muitas pessoas que levam sanduíches de presunto e queijo para esses passeios. É um risco muito grande. Outra situação grave é consumir produtos comercializados por ambulantes e que passam o dia inteiro no sol sem o armazenamento adequado”, orienta.

Os sintomas das viroses gastrointestinais e as intoxicações alimentares incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, mal-estar, fraqueza, dores pelo corpo e dor de cabeça. “É importante que se ingira muita água para evitar a desidratação e que um médico seja consultado com brevidade para mais orientações”, orienta a médica.

Vale ressaltar que especialmente em crianças e idosos o problema pode ser fatal e quanto antes a procura pelo atendimento médico, melhor. “Inclua na sua mala de férias o cuidado com a alimentação. Preste atenção onde comprar os alimentos, onde vai fazer as refeições e o que vai levar de lanche. Volte para casa com boas lembranças das férias”, conclui Juliana.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Deixe uma resposta