Como proteger a pele de bebês e crianças no verão

Apesar do câncer de pele ser diagnosticado especialmente em adultos acima de 40 anos, é essencial ficar atento à proteção solar dos bebês e crianças, tendo em vista que a maior parte dos tumores em adultos é relacionada a exposição solar inadequada na infância.

Como no verão a exposição solar aumenta, seguem algumas dicas para proteção:

– Bebês de até seis meses não devem usar protetor solar porque a pele é muito sensível e aumenta o risco de alergias. A recomendação é não expor o bebê diretamente ao sol.

– Crianças acima de seis meses devem usar filtro solar com fator mínimo 30. O produto deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas e após banho. Importante lembrar de não esquecer de passar o produto nas dobrinhas, orelhas e peito do pé. 

– O uso de roupas com fatores ultravioleta, chapéus e óculos também são essenciais. Mesmo que a criança esteja embaixo do guarda-sol ou de árvores, ela precisa de proteção.

– Em qualquer idade a exposição solar deve ser evitada entre 10 e 16h.

“É na infância que se formam os hábitos da vida e ter uma rotina de cuidados com o sol certamente auxiliará a prevenir o câncer de pele quando adulto. O bom exemplo de hoje, terá reflexos positivos no futuro”, afirma a dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert.

Lembre-se: estamos no Verão Laranja, de prevenção e alerta ao câncer de pele. Cuidado e atenção valem muito a pena nessa época do ano!

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Deixe uma resposta