Colonoscopia: aliado no diagnóstico e prevenção do câncer de intestino

A colonoscopia é um exame que possibilita não somente a visualização do intestino grosso e do final do intestino delgado, como também a realização de biópsias e retirada de lesões. O exame é indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos. Em caso de câncer colorretal na família ou doenças específicas, a idade do exame para prevenção diminui. É necessário avaliar cada caso com o médico coloproctologista.

A colonoscopia pode ser indicada para investigar possíveis doenças quando o paciente se queixa de sangramento nas fezes, identifica perda de peso involuntária, tem dor abdominal, muco ou pus nas fezes e comenta sobre alteração da frequência e/ou aparência das fezes.

No Gastro Medical Center, em Florianópolis, o exame é realizado com o paciente sedado por médico anestesiologista. Após o paciente sedado, o médico introduz pelo ânus o equipamento que percorre o intestino grosso e, eventualmente, o final do intestino delgado. Caso o médico encontre alguma lesão, além de registrar a imagem, ela é retirada e encaminhada para avaliação.  

Não existe regra para repetir o exame: tudo depende do que for encontrado no exame anterior. Caso seja normal, o próximo exame para rastreio deve ser realizado em 5 a 10 anos. Em caso de pólipos ou outros achados, este tempo diminui.

O exame dura em torno de meia hora. O paciente não pode dirigir e precisa estar acompanhado para deixar a clínica.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243