2 de janeiro: Dia do Médico Sanitarista

No Dia do Médico Sanitarista, celebrado em 2 de janeiro, destaque para a importância destes profissionais que contribuem com a sociedade analisando a saúde pública, apontando os problemas de uma comunidade, propondo melhorias e analisando os meios disponíveis para resolvê-los.

Um dos sanitaristas mais famosos do Brasil foi Carlos Chagas que descobriu em 1909 a doença que tem o seu nome, Doença de Chagas.  A enfermidade é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida, principalmente, por insetos da subfamília Triatominae, popularmente denominados de barbeiros.

Foi a partir da descoberta desse inseto, que tem esse apelido porque picava na região do rosto das pessoas, que Carlos Chagas desvendou a causa da doença nos seres humanos.

A descoberta da Doença de Chagas foi um marco. A partir de então, Carlos Chagas trilha um caminho de destaque no âmbito da saúde pública. Na ocasião em que ele se torna o diretor do então criado Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920, quando se dá início no Brasil à criação de novas estruturas para a vigilância sanitária e o cuidado em áreas como a maternidade, a infância, assistência hospitalar, o combate à tuberculose, sífilis e lepra, entre outras ações.

Outro grande médico que se dedicou às questões sanitárias foi Oswaldo Cruz. Confira o que falamos sobre ele AQUI

Fonte: EBC

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.