Dezembro Laranja: uma mancha pode ser sinal de câncer de pele!

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele. A ideia é realizar diferentes ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar uma dermatologista para diagnóstico e tratamento de qualquer alteração na pele.

Em 2019, o tema da campanha tem enfoque nos sinais da pele e a orientação para que a dermatologista seja procurada o quanto antes para o diagnóstico e se for o caso, o tratamento precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Os principais sintomas de câncer de pele são: manchas que coçam, descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos. É mais raro o diagnóstico em pessoas negras e em crianças.

Identificando qualquer alteração na pele, busque orientação de uma dermatologista.

**********************
Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – telefone e Whatsapp (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – Telefone (48) 3222-1798

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Deixe uma resposta