Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele na pauta

A campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele, tem como alerta em 2019, a atenção a sinais que aparecem na pele. Pintas ou manchas, geralmente acastanhadas ou enegrecidas, com formato não uniforme, ou como uma ferida que não cicatriza, que surgem de uma hora para outra em várias partes do corpo, devem ser investigadas com muita brevidade pela dermatologista.

O câncer de pele mais comum é o carcinoma ou câncer não melanoma. Esse tipo de câncer quando diagnosticado e tratado precocemente tem alta chance de cura. Outro tipo de câncer de pele é o melanoma que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal.

“Além dos cuidados de evitar exposição ao sol sem proteção entre 10 e 16h e usar filtro solar diariamente independente da época do ano, é importante salientar que as pessoas com casos de câncer de pele na família têm mais chance de também terem a doença, muitas vezes, independente dos cuidados tomados”, explica a médica dermatologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Solange Emanuelle Volpato Steckert.

A consulta de rotina com a dermatologista principalmente para as pessoas de pele mais clara e acima dos 40 anos é uma rotina que deve ser adotada. Crianças, apesar de serem raramente diagnosticadas com a doença, devem ter a exposição ao sol controlada porque é sabido que o câncer de pele pode se desenvolver pelos anos seguidos de exposição inadequada ao sol nesta fase.

O protetor solar indicado é sempre o que tenha fator de proteção solar (FPS) acima de 30. O uso em praia e piscinas deve ser controlado e sua reaplicação feita a cada mergulho ou a cada duas horas. A exposição ao sol deve ser associada a roupas com fator de proteção, óculos e chapéus. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Deixe uma resposta