Pessoas acima de 50 anos estão mais propensas ao câncer gástrico

No Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27 de novembro, o Gastro Medical Center chama a atenção para o câncer gástrico ou câncer de estômago, o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O tipo de câncer gástrico mais comum é o adenocarcinoma, que acomete especialmente pessoas acima de 50 anos (65% dos casos). Os linfomas e sarcomas também podem ocorrer no estômago, mas representam apenas 3% dos diagnósticos.

Não há sintomas específicos do câncer gástrico, mas alguns sinais podem indicar a doença como perda de peso e de apetite, cansaço, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente. O vômito com sangue está presente de 10% a 15% dos casos, e também podem ocorrer sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

“Ao observar qualquer um dos sintomas o paciente deve procurar um médico, pois eles podem estar relacionados desde doenças benignas como úlcera e gastrite, como ao câncer. No caso do tumor, quanto antes diagnosticado, maiores serão as chances de cura”, orienta a oncologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Patrícia Mendes Arent.

A médica explica que o diagnóstico é confirmado pela endoscopia digestiva alta e o tratamento na maioria dos casos é cirúrgico, podendo ser associado a quimioterapia e a radioterapia. Nas situações em que não é possível retirar o tumor pode-se indicar quimioterapia neoadjuvante. Nos casos em que há metástases o tratamento é paliativo.

“Para a prevenção a recomendação é manter o peso dentro da normalidade, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos salgados e preservados em sal e não fumar”, conclui a médica.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Deixe uma resposta