11 de junho – Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

Desde 2008, uma lei estabelece que o dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância à prevenção a essa doença.

Para atacar esse problema de saúde crescente no Brasil, com destaque ao crescimento da obesidade infantil, as recomendações médicas incluem obrigatoriamente alimentação e hábito de vida saudáveis.

De acordo com informações da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, mais da metade da população (55,7%) tem excesso de peso. Esse número representa 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% de 2006. O aumento da prevalência foi maior entre pessoas com 18 a 24 anos (55,7%). Entre os homens o aumento no mesmo período foi de 21,7% e as mulheres, 40%.

Além de incentivar à vida saudável, uma orientação muito importante é que as pessoas leiam mais os rótulos dos produtos que consomem e optem por “comida de verdade”. Quanto mais conservantes, sódio, açúcar e gorduras há no produto, há chances dele ser pouco saudável.

Vamos fazer valer a prática do abre menos e descasque mais? Converse com o Médico Clínico sobre prevenção à obesidade! 

Deixe uma resposta