Clínicos Médicos e estudantes batem recorde de presença em Congresso realizado em Santa Catarina

Exatos 4.919 estudantes e médicos de várias partes do Brasil e exterior tiveram acesso a mais de 170 cursos, simpósios, conferências, painéis e mesas redondas durante o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, realizado entre 2 a 5 de outubro, em Florianópolis. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Santa Catarina (SBCM-SC) e co-realizado com a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência de Santa Catarina (Abramurgem).

De acordo com o presidente do Congresso, o médico clínico catarinense Carlos Roberto Seara Filho, o objetivo da comissão organizadora em proporcionar um evento com grande qualidade científica foi alcançado. “As salas estavam sempre cheias e para alguns assuntos a procura foi tão grande que tivemos que repetir as aulas para atender a demanda“, comenta.

O evento registrou o maior público dos últimos quatro eventos e proporcionou o envolvimento de médicos de diversas especialidades. Também foram lançadas novas publicações e apresentados trabalhos científicos. 

I Gincamed

Uma das novidades no Congresso Brasileiro foi a realização da primeira edição da Gincamed. Nove equipes integradas por estudantes de medicina de várias partes do Brasil participaram da disputa que contou com atividades teóricas e práticas. A equipe vencedora foi a Verde Água, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Em segundo lugar, ficou a equipe Verde Bandeira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Tiradentes (UNIT). Na terceira colocação, ficou a equipe Laranja, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

“Trouxemos a ideia do Congresso Catarinense de Clínica Médica e deu muito certo. A proposta foi mobilizar estudantes para o compartilhamento do conhecimento e das habilidades no atendimento do médico clínico. Parabéns a todos os participantes!”, afirma o presidente.

Prova de Título

Dos 170 médicos que realizaram a Prova de Título teórica, no pré-Congresso, 82 passaram para a prova prática realizada no último dia do evento. Os aprovados na etapa final receberão o título de Clínico Médico da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. O resultado ainda não foi divulgado.

Economia

O Congresso apresentou outros aspectos relevantes além da questão científica. “Movimentamos a rede hoteleira, restaurantes, transportes e diversos serviços que auxiliaram a girar a economia da cidade. Além disso, para atender a estrutura do evento, realizado no Centrosul, tivemos a participação de empresas de segurança, de serviços gerais, gastronomia entre outros de apoio”.

O próximo Congresso será realizado em outubro de 2020 em local a ser definido.

Deixe uma resposta