Grande público marca o primeiro dia do 15 º do Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Quase cinco mil médicos acompanharam as atividades teóricas e práticas do primeiro dia da 15ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, nesta quinta-feira (03/10), no Centrosul, em Florianópolis. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Santa Catarina (SBCM-SC) e co-realizado com a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência de Santa Catarina (Abramurgem), é considerado o maior de Clínica Médica da América Latina.

Um dos destaques da programação foram as palestras internacionais ministradas pelos médicos Luiz Barreto Campos (Portugal) e Salvatore Rinaldi (Itália). Protocolos, diagnósticos e tratamentos de doenças cardiológicas, sistêmicas, reumatológicas, Alzheimer e emergências toxicológicas também foram um dos assuntos abordados no primeiro dia de encontro.

Abertura

Médicos, estudantes de medicina, autoridades e representantes de entidades médicas nacionais e estaduais acompanharam a abertura oficial do evento. O presidente do Congresso, Carlos Roberto Seara Filho, destacou a importância da valorização do Clínico e do trabalho humanizado ao citar as palavras de Adib Jatene. “A função do médico é curar. Quando ele não pode curar, precisa aliviar. E quando não pode curar nem aliviar, precisa confortar. O médico precisa ser especialista em gente”, destacou.

Tomas Miguel Mine Ribeiro, chefe de departamento de Educação e Cultura do exército, ministrou a palestra O Médico no Exército Brasileiro e apresentou as peculiaridades da carreira médica militar. “Tanto para ser médico como para ser militar é preciso vocação. Somente assim será possível fazer a diferença”.

Homenagem

Um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Mário da Costa Cardoso Filho, o atual presidente da Sociedade, professor Antônio Carlos Lopes, e o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira, foram homenageados pela dedicação à medicina e aos médicos brasileiros.

“Um gesto de reconhecimento para estes que tanto contribuíram e continuam contribuindo para o nosso fortalecimento”, citou o presidente.

O 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência segue até o dia 5 de outubro.

Deixe uma resposta