Médicos pelo Brasil: a busca pelo melhor para a saúde pública

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Santa Catarina (SBCM-SC) avalia que o programa Médicos pelo Brasil, lançado em agosto de 2019 pelo governo federal, pode assegurar melhor qualidade nos serviços em saúde no país. A proposta contempla pontos há anos aguardados pelos médicos: carreira com progressão salarial, estabilidade e vínculo empregatício e registro do CRM que afere capacidade para atendimento adequado à população.

A priorização de médicos onde realmente há os maiores vazios assistenciais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, gratificação diferenciada para os médicos que irão trabalhar nas áreas indígenas, fluviais e ribeirinhas, e o incentivo para os médicos realizarem cursos de especialização em Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica, são outros pontos contemplados no programa e que contam com nosso apoio.

Somente com a valorização dos médicos e com estratégias adequadas é que será possível avançar na saúde pública do Brasil e promover atenção básica de qualidade e gratuita de acordo com o que prevê a Constituição Federal. 

Deixe uma resposta