E Viva São João!

Hoje é dia de São João, um dos santos mais populares da Igreja Católica! São João Batista, na tradição cristã, anunciou a vinda de Cristo, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Jesus no rio Jordão. Da história de São João, a cultura popular europeia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita remanescentes do culto a Adônis – época em que as festas chamadas pagãs na Europa, celebravam seus deuses. O símbolo maior dos festejos é a fogueira, que foi acendida para que todos soubessem da chegada de Jesus.

Muita gente só lembra, no entanto, dos festejos juninos, né? Alguns rituais surgiram em torno desse santo tão querido. Para os que estão in love, o ato de saltar sobre o fogo assegura que o amor dure até a próxima festa de São João!

Câmara Cascudo narra, em sua Antologia do Folclore Brasileiro, uma simpatia relacionada com a fogueira muito comum no Nordeste Brasileiro: “Em noite de São João passa-se sobre a fogueira um copo contendo água, mete-se no copo sem que atinja a água um anel de aliança preso por um fio, e fica-se a segurar o fio; tantas são as pancadas dadas pelo anel nas paredes do copo quantos os anos que o experimentador terá de esperar pelo casamento”.

O ritual a São João no Nordeste também representa a chegada do período das chuvas e por isso, é tão festejado e comemorado na região semiárida!

Então, vamos lá que hoje é noite de São João! “Pula a fogueira iá-iá. Pula fogueira iô-iô! Cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor!”