Médico clínico é apto a solucionar 80% dos casos atendidos

A Clínica Médica é a especialidade com o maior número de médicos titulados no Brasil

No Dia do Clínico, celebrado neste sábado, 16 de março, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional Santa Catarina (SBCM-SC) alerta sobre a importância da prevenção de doenças. O médico clínico tem uma visão geral do organismo humano e está apto para prevenir, diagnosticar e tratar 80% das doenças.

A recomendação é de que os adultos façam uma consulta com o clínico anualmente para verificar as condições de saúde. Pacientes com doenças crônicas como como hipertensão e diabetes devem realizar a cada seis meses. “A prevenção ainda é o melhor remédio e por meio de um profissional capacitado será possível investigar e prevenir doenças que vão desde as mais frequentes e simples até as mais complexas e raras. Em alguns casos, quando não é mais possível fazer a prevenção, ter um diagnóstico precoce também pode fazer a diferença no tratamento”, afirma o secretário da SBCM-SC, o clínico médico Carlos Roberto Seara Filho.

Seara esclarece que o clínico pode atuar com solicitação de exames e prescrição de medicamentos. Quando necessário, o médico encaminha para tratamento com outras especialidades. “Ao procurar especialista sem orientação e por conta própria o paciente pode passar por uma série de consultas desnecessárias até ter um diagnóstico correto e isso pode interferir na eficácia do tratamento”, comenta.

O secretário da SBCM-SC alerta que a prevenção de doenças não inclui somente ir ao clínico, mas também nos hábitos do cotidiano. “Prática frequente de exercício físico, alimentação balanceada e controle do estresse são medidas que interferem na saúde do paciente em um todo e não podem ser ignoradas”.

Capacitação

A Clínica Médica é a especialidade com o maior número de médicos titulados no Brasil. De forma equivocada o termo “clínico geral” é utilizado para se referir ao médico sem especialização, mas, no entanto, o clínico passa por todos os processos de formação das demais especialidades clínicas.