15 de março: Dia Mundial do Sono

Embora não esteja totalmente esclarecida a função do sono sabe-se que ele exerce papel fundamental na saúde e influencia no funcionamento de sistemas como o endócrino, nervoso, cardíaco, entre outros. Dormir é tão importante que em 15 de março é o Dia Mundial do Sono, data que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do dormir bem.

Os hormônios do sono mais relevantes são a melatonina e o cortisol. A melatonina é secretada à noite pela glândula pineal e a sua ação sincroniza todo o sistema endócrino, responsável pelo funcionamento do nosso organismo. O cortisol é o hormônio que nos faz acordar e é produzido pela glândula suprarrenal. Quando está em pouca quantidade pela manhã provoca falta de energia para o dia e quando está elevada à noite, insônia. A falta de outros hormônios, como a progesterona, pode influenciar na qualidade do sono.

Algumas dicas para dormir bem, além de um colchão adequado, ambiente em temperatura adequada, usar roupas confortáveis, são: evitar longos cochilos durante o dia, evitar estimulantes como chocolate, café, chá e cigarro e evitar a prática de exercícios físicos na parte da noite. Uma dica importante é a luz excessiva, principalmente pouco antes de dormir, que inclui as luzes de televisão e smartphones. Excesso de bebida alcoólica antes de dormir também pode abalar suas horas de repouso.

Dormir é tão bom e necessário e por mais que muitos achem que isso é preguiça, faz muito bem à saúde! E claro, cada um tem sua rotina de dormir e cada corpo reage de uma maneira diferente às horas de sono que precisa para se recuperar da rotina. Tem dificuldades para dormir? Procure um médico e cuide de sua saúde! 

Maria Luiza Nagel
CRM/SC 10513 – Ginecologia – RQE Nº: 6154 – Mastologia – RQE Nº: 8131

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