Pés e pernas inchados rotineiramente podem representar problemas

Young woman touching her tired foot

É inevitável sentir cansaço depois de um dia inteiro de trabalho. Ainda mais quando o serviço envolve passar horas de pé ou mesmo sentado. Quando a fadiga no fim do expediente vem acompanhada de inchaços é importante prestar atenção: ter os pés e as pernas inchados constantemente pode ser sinal de algumas doenças.

A má circulação é uma das causas mais comuns do inchaço e ela, por sua vez, também pode ter diversas causas. Pacientes hipertensos, com problemas renais ou diabéticos e cardíacos têm mais probabilidade em ficar com pés e tornozelos inchados. Grávidas, principalmente nas últimas semanas de gestação, também têm mais predisposição para o inchaço.

É bom frisar que nem sempre a gravidez ou doenças pré-existentes contribuem para o inchaço. O uso de calças apertadas e sapatos desconfortáveis contribuem para a má circulação e consequentemente resultam em pés e tornozelos inchados no fim do dia. A retenção de líquidos também pode se agravar em dias mais quentes ou quando há consumo excessivo de sal.

Reforçar os cuidados com a alimentação, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de sal ajudam a desinchar. Caminhadas e exercícios leves também são aconselhados para melhorar a circulação. E é preciso atenção ao próprio corpo: inchaços constantes não devem ser ignorados e devem sempre ser relatados ao seu médico. 

====


Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis 
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis 
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br