Criança na escola: atenção às doenças de pele e cabelo

Agora que passou o carnaval e que as pessoas retornam à rotina, deixamos um alerta aos pais: é muito comum que as crianças voltem das férias com alguns problemas na pele e cabelo que podem ser transmitidos na escola. Por conta disso é preciso estar atento aos sintomas e principalmente, à prevenção.

A dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert, explica que entre as principais doenças está o popular piolho! Neste caso as crianças não devem ir de cabelo molhado para a escola, porque a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação do piolho e as que têm os cabelos compridos devem usá-los presos. “É muito importante orientá-las para que não compartilhem objetos de uso pessoal como escovas de cabelo, pentes, laços e bonés”.

A micose, infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo é outro problema recorrente. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento delas. Com a falta de rotina nas férias as crianças não costumam fazer uma boa higiene e por isso é necessário que os responsáveis prestem atenção neste aspecto.

O pano branco, um tipo de micose causada por uma levedura, encontrada com grande frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas, é muito comum nos climas quentes e úmidos, em pacientes com peles oleosas ou que fazem uso contínuo de produtos oleosos – essa é mais uma doença que precisa ser observada.

Solange Emanuelle alerta também para as alergias. É comum meninas utilizem maquiagens de adulto ou pintarem os cabelos para ir às aulas. Por terem a pele mais sensível absorvem mais os produtos e podem apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas. A recomendação é usar produtos infantis.

“Os pais precisam estar atentos aos sintomas e em qualquer anormalidade consultar um dermatologista. Uma visita ao médico antes do início das aulas também é recomendada ”, comenta Solange.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798
CEMISC – (48) 3380 0833