A escolha do sapato pode influenciar na saúde dos seus pés

Apesar dos cuidados geralmente se restringirem à estética, como pedicure, hidratação e massagens, a escolha do sapato pode influenciar diretamente na saúde dos pés. Seguir algumas regras na hora de comprar um calçado pode prevenir dores, problemas ortopédicos e musculares, afinal os pés sustentam todo o peso do nosso corpo durante todo o dia.

Os sapatos femininos são os que mais oferecem risco à saúde dos pés. Bicos finos, plataformas e saltos excessivamente altos podem comprometer a postura, o joelho, causar deformidades nos dedos como o joanete e até problemas mais graves como o encurtamento do tendão. Calçados desses tipos deixam a pisada instável e podem causar desequilíbrio e entorses. Da mesma forma sapatos baixos demais ou completamente planos, como as sapatilhas e rasteiras, também podem trazer problemas, apesar de serem tidos como confortáveis. A falta ou pouco amortecimento podem impactar no calcanhar, joelhos e sobrecarregar a lombar.

Igualmente os homens precisam ficar atentos na hora de escolher um bom calçado. Flexibilidade, estabilidade, amortecimento, tamanho correto e conforto são fundamentais. O sapato precisa ser anatômico e garantir o movimento correto dos pés ao caminhar.

As crianças também precisam de sapatos adequados para evitar problemas. Nesse caso, a preocupação dos pais deve ser com solas antiderrapantes e, principalmente, com o tamanho adequado. Sapatos grandes ou apertados demais podem trazer desconforto e causar deformidades. O uso de saltos, mesmo os baixos, são desaconselhados pelos especialistas. 

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis 
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis 
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br