Janeiro Roxo: mês de luta contra a Hanseníase

Janeiro é o mês Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. O objetivo é reforçar o compromisso no controle desta doença, promover seu diagnóstico e o tratamento corretos. Ainda há muito preconceito em relação à doença, situação que também tenta ser combatida com a ampliação da comunicação em torno do tema.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. Sua evolução depende de características do sistema imunológico do paciente infectado e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneas com alteração de sensibilidade. 

O que poucas pessoas sabem é que apesar de ser uma doença da pele, a Hanseníase é transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao entrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente, podendo ficar adormecida de dois a sete anos.

Hanseníase tem cura, mas quando não tratada adequadamente ou diagnosticada tardiamente, pode causar incapacidades físicas.

São diagnosticados 30 mil novos casos de Hanseníase no Brasil por ano, o que nos coloca em segundo lugar no ranking mundial, atrás somente da Índia.

O médico Dermatologista é de primordial importância para o diagnóstico da Hanseníase, por isso, ao perceber o surgimento de manchas de qualquer cor em qualquer parte do corpo, se essas manchas forem pouco sensíveis ao calor e ao toque e se você tem caso da doença na família, busque ajuda sem demora.

A campanha Janeiro Roxo é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Dra. Solange Emanuelle Volpato Steckert
Dermatologia | CRM/SC 15086 | RQE 16474

Gastro Medical Center – (48) 3030-2930
Centro Catarinense de Cardiologia – (48) 3222-1798
CEMISC – (48) 3380 0833