Fístula e abscesso anorretal: dúvidas e tratamento

Temas que envolvem problemas na região anal ainda são difíceis de serem abordados. Por isso os médicos coloproctologistas e cirurgiões do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert e Alvaro Steckert Filho resumem o que são a fístula e o abscesso anorretal e suas formas de tratamento. Por vergonha ou por qualquer outro motivo, não deixe de procurar seu médico de confiança e converse sobre o assunto. Sua saúde tem e deve estar acima de qualquer tipo de preconceito ou vergonha.

Abscesso anorretal: cavidade em que se forma uma secreção purulenta (pus) na região anal ou entorno (como um furúnculo). Em geral, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no canal anal. Alguns abscessos podem ser originados de uma fissura infectada, ferida no canal anal que provoca dor e sangramento às evacuações. O abscesso também por aparecer quando fragmentos como ossos ou espinhas de peixes acabam sendo ingeridos, não são digeridos e passam pelo canal anal, podendo gerar um ferimento.  O abscesso pode provocar, além de dor, inchaço na região, febre, calafrios, cansaço, fraqueza e falta de apetite. O tratamento mais comum é a drenagem por meio de cirurgia, quando por uma incisão, são eliminadas as secreções. Às vezes é associada prescrição de antibiótico, mas o médico Coloproctologista precisa avaliar cada caso para tomar a decisão mais adequada para o paciente.

Fístula anorretal: é o que pode ser chamado de uma evolução do abscesso anal, onde existe uma fibrose do trajeto. Outra causa da fístula é a doença inflamatória intestinal (DII), principalmente a doença de Crohn. A fístula é tratada, na maioria das vezes, por cirurgia, que será mais simples ou um pouco mais complexa de acordo com cada diagnóstico. As fístulas mais graves podem exigir uma segunda ou terceira intervenção cirúrgica entre 2 a 4 meses após o primeiro procedimento. A fístula pode recidivar, por isso, é importante o acompanhamento médico com um Coloproctologista.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 98401 6249
e-mail atendimento@gastromedicalcenter.com.br
site: www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Sílvio Feiber Filho – CRM/SC 7.843 – RQE 6.243

Deixe uma resposta