30 de outubro – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

O dia 30 de outubro foi a data instituída como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, momento em que os profissionais da saúde alertam sobre a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Há mais de dois anos o Centro Catarinense de Imunoterapia (CCI) se dedica aos pacientes portadores de doenças reumáticas, auxiliando na luta contra as doenças e promovendo qualidade de vida aos seus pacientes. Além dos tratamentos, o CCI realiza palestras de promoção em saúde que além de esclarecer os pacientes e seus familiares sobre as doenças reumatológicas e os tratamentos disponíveis, acolhem e ajudam a conviver melhor com o problema.

O reumatismo é um termo genérico que engloba várias doenças distintas, mas que tem em comum o comprometimento das estruturas associadas à locomoção como: as articulações, ossos, tendões e músculos. A dor é seu principal sinal de alerta. As causas podem estar associadas a problemas mecânicos (como é o caso da artrose, tendinite, bursite, lombalgia) ou a alterações do sistema imunológico (como ocorre no lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, etc…). Apesar da crença popular de que os acometidos são somente os idosos, as doenças reumatológicas são diagnosticadas em todas as idades, incluindo crianças, tanto do sexo masculino quando do feminino.

As doenças reumatológicas não têm cura, mas com o diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis atualmente, é possível viver uma vida absolutamente normal: sem dor, sem deformidades ou qualquer alteração na mobilidade.

 

*****

Centro Catarinense de Imunoterapia – CCI

Diretora Técnica: Drª Sonia Cristina de M. S. Fialho   – CRM/SC 13.062 | RQE 8.795