28 de outubro: dia de celebrar a Terceira Idade

Há alguns anos, alcançar a Terceira Idade era sinônimo de velhice. Hoje, além de sabedoria, identificamos que a construção de hábitos saudáveis favoreceu a qualidade de vida de quem tem muita história e ensinamentos para nos passar.

Deixo algumas dicas para quem chegou a esta etapa tão importante da vida.

– Pratique atividades físicas: faça disso sua religião. Crie uma rotina com o esporte que mais lhe agrada. Além de fazer bem para o coração, fortalece os músculos e ajuda muito a prevenir a depressão e impede o aparecimento de diversas doenças. Procure um profissional dedicado e que consiga estabelecer a rotina dentro daquilo que você consegue realizar.

– Alimentação saudável: aumentar a frequência de peixes e frutos do mar no cardápio é uma ótima pedida porque eles contribuem para reduzir os riscos de hipertensão e doenças cardíacas. Faça de seu prato uma combinação divertida de cores com saladas e legumes, que garantem também a ingestão de vitaminas. Lembre-se de reduzir o açúcar e substituir sobremesas por frutas!

– Água e sucos: não se intimide em beber muita água durante o dia. Caso não tenha o hábito, adote uma garrafinha e carrega ela sempre com você. Beber água mantém o corpo hidratado e limpo de impurezas. Sucos também são deliciosos. Escolha os de sua preferência e inclua em seu cardápio!

– Sol: apesar de vivermos na região sul, onde o sol no período de inverno nos parece tão distante, lembre-se que os raios solares repõem a Vitamina D, importante fortalecedor dos ossos e dentes. Mesmo que esteja frio, tente ficar pelo menos 15 minutos por dia no sol, respeitando o horário adequado e o uso do protetor solar.

– Cérebro ativo: exercite seu cérebro. Palavras cruzadas, jogos de memória, passeios e convivência com amigos e familiares contribuem para uma vida mais prazerosa e sadia.

– Evite riscos: a maioria dos acidentes com os idosos ocorre dentro de casa. Evite tapetes, calçados escorregadios e degraus.

Se você tem um idoso em sua família ou em seu ciclo de amizades, lembre-se que afeto e a segurança emocional são fatores de grande importância para um envelhecimento saudável.

****

Maria Luiza Nagel

CRM/SC 10513 – Ginecologia – RQE Nº: 6154 – Mastologia – RQE Nº: 8131

Clínica Otma

Beira Mar Shopping

Rua Bocaiúva, 2302-2420 – Centro, Florianópolis – SC

Telefone(48) 3025-4444

Viver Clínica Médica

Rua Ângelo La Porta, 64 – Centro, Florianópolis – SC

Telefone(48) 3324-1100