Coceira é o sintoma mais comum do HPV

Coloproctologista alerta que nem sempre os sintomas da doença são perceptíveis

O HPV ou condiloma, doença sexualmente transmissível (DST) por contato íntimo e sexual, é uma lesão que parece verruga e costuma afetar o canal anal e a região ao redor do ânus. De acordo com o coloproctologista, Alvaro Steckert Filho, médico do Gastro Medical Center, em Florianópolis, o sintoma mais comum após a transmissão é a coceira, e em alguns pacientes, pode ocorrer dor e sangramento. No entanto, o médico alerta que nem todos os sintomas são perceptíveis e que a doença pode se manifestar tanto em homens quanto em mulheres.

“Alguns pacientes podem ser assintomáticos, apenas percebendo as lesões durante a higiene e por não sentir nada depois, acabam esquecendo disso e não procuram um especialista para fazer um diagnóstico correto”, destaca.

O diagnóstico costuma ser feito com a consulta e exames médicos específicos, como o que detecta lesões no canal anal. Em alguns casos pode ser preciso fazer a retirada de material para biópsias e com o estudo anatomopatológico é possível ter a confirmação da doença.

Como tratar e prevenir

O tratamento é muito importante, pois as lesões podem se espalhar e crescer, e alguns tipos de vírus estão relacionados com câncer na região anal. Para Alvaro, a melhor escolha de tratamento depende da quantidade e tamanho das lesões. “Os tratamentos oferecidos são as medicações aplicadas localmente ou a eletrocauterização, que é feita em centro cirúrgico”, explica.

A melhor maneira de prevenção é evitar o contato com o vírus durante o ato sexual, fazendo o uso de preservativos. A vacinação contra o HPV também é importante, pois segundo o médico, ela protege contra os subtipos de HPV mais comuns e relacionados ao câncer, podendo diminuir também o reaparecimento das lesões nos pacientes já acometidos pela doença.

**********
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: 
(48) 98401 6249
E-mail: 
atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: 
https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243