11 de outubro: Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

A obesidade é uma epidemia mundial. O acesso fácil e barato a alimentos ricos em açúcar e gordura aumentou o consumo destes produtos no mundo todo. Em contrapartida, cada vez mais sabemos que modificações no estilo de vida vão nos trazer melhor qualidade de vida, com menores riscos de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer, inclusive o de mama.

Estudos comprovam que o aumento de peso no período de transição para a menopausa pode aumentar em mais de 30% o risco do câncer de mama. Estudo publicado na Revista da Associação Médica Americana (Jama) este ano, demonstra que a redução de massa muscular associada a um alto percentual de gordura corporal, está associada ao aumento de mortalidade (em relação ao câncer de mama) de até 40%. Assim sendo, temos que ter um corpo metabólica e fisiologicamente saudável para uma estratégia de prevenção real na recidiva do câncer de mama. Tudo isso tem relação com nosso metabolismo celular e regulação hormonal. A busca por um equilíbrio é o mais importante. Muito mais do que o peso propriamente dito, temos que buscar uma melhor composição corporal.

Quando falo em prevenção à obesidade, não falo em sermos mulheres “modelo”. O proposito maior é nutrir o corpo e ser saudável. Precisamos estar dispostos a buscar hábitos saudáveis em nossa rotina, o que inclui a busca pela prática de atividade física que seja agradável, a colocar comida de qualidade no prato, mesmo quando a escolha é um pedaço de pizza. Tanto no contexto familiar quanto no contexto social podemos sim trocar a comida “gordinha” por uma de melhor qualidade nutricional.

Vamos diversificar nossa dieta, buscar por nutrientes, entre eles, fibras, gorduras boas, grãos integrais, frutas e vegetais? Vamos juntas em busca de uma vida mais saudável?

****

Maria Luiza Nagel

CRM/SC 10513 – Ginecologia – RQE Nº: 6154 – Mastologia – RQE Nº: 8131

Clínica Otma

Beira Mar Shopping

Rua Bocaiúva, 2302-2420 – Centro, Florianópolis – SC

Telefone(48) 3025-4444

Viver Clínica Médica

Rua Ângelo La Porta, 64 – Centro, Florianópolis – SC

Telefone(48) 3324-1100