FMB contribui com mesa redonda no 11º Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas na Espanha

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, representou o Brasil, juntamente com o ex-presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel), Jean Carlo, em mesa de debates no penúltimo dia do 11º Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas (FIEM). Mais de vinte organizações médicas se reúnem no evento realizado em Toledo, na Espanha, até o dia 12 de maio.
A mesa Política Sanitária: Situação e Riscos do Sistema Público de Saúde além do Brasil, contou com a participação de dirigentes da Argentina, Venezuela, México e Espanha. Os expositores discutiram as problemáticas e encaminhamentos da saúde pública.
“Três aspectos devem ser enfrentados pelos sistemas universais de saúde para garantir sua sustentabilidade e eficácia: o binômio gestão/corrupção; investimento x modelo de atenção à saúde e; acessibilidade com qualidade. Estes são os desafios básicos”, conclui Waldir.
O Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas é formado por 19 países membro da Confemel, mais a Espanha e Portugal. Desde sua Fundação, há 10 anos, reúne-se para tratar juntos de melhorias na medicina e da saúde.
O presidente e a vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), que é filiado à FMB, Tadeu Calheiros e Claudia Câmara de Andrade, também participam do Fórum.