Férias, festas, final de ano e os cuidados com a alimentação

O período das grandes festas de final de ano vem chegado e ele é cercado de uma alimentação mais exuberante. Em dias de festas realmente devemos celebrar, mas a repetição de pratos hipercalóricos com baixo valor nutrológico durante esses dias, vai levar ao aumento da cintura, o que não é bom para a saúde.

O somatório de dias ingerindo comidas com grande quantidade de carboidratos e gorduras regada ou não com álcool, desequilibra o sistema nutroneurometabólico do organismo e leva ao aumento do depósito de gordura corporal.

Temos dois locais de acúmulo de gordura: o primeiro é a gordura logo abaixo da pele e está envolvida em questões de ordem estética; o segundo local é na região intrabdominal, a gordura mais perigosa porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras patologias.

A dica é: se você exagerou na ceia de ontem à noite, já sabe que nos próximos dias irá necessitar que o organismo se restabeleça e para isso é necessário descanso, boa hidratação e comidas leves (carne brancas cozidas) e ricas em antioxidantes (verduras, legumes e frutas).

No mais, boas festas e feliz ano novo!

Dr Alessandre Tramontim – Médico Nutrólogo – CRM SC 9036 – RQE 13049 – Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia