“Você tem fome de quê?” O que controla nossa fome e a saciedade?

 

006 Banner Voce tem fome de que - omeleteMuitos imaginam que o controle da ingestão alimentar, principalmente de doces e massas, depende exclusivamente da boa vontade, mas para muitos pessoas, não é bem assim. O centro da fome e saciedade fazem parte de um complexo sistema de equilíbrio nutroneurometabólico.

O ambiente em que vivemos nos coloca em contato com uma série de alimentos altamente convidativos, palatáveis e calóricos, mas muitas vezes de baixo valor nutrológico, isso associado às emoções em turbulência dos dias atuais e a predisposição genética de alguns, leva a escolhas e quantidades de ingestão alimentar inadequadas. Essa somatória de fatores torna-se um “prato cheio” para o sobrepeso e obesidade.

Mas quais alimentos aumentariam a nossa saciedade?
As formas clássicas de se montar um prato devem ser levadas em consideração, as proporções entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), as novas pirâmides alimentares, as leis de Escudero.

Vamos fazer um teste:

Você acha que qual prato te deixa por mais tempo saciado: um sanduíche com fatias fininhas de peito de peru processado, uma salada de fruta ou um belo omelete bem temperado?

Se você respondeu que é o omelete, você acertou! E é fácil explicar: ele é rico em proteína e gorduras do ovo e ainda de quebra tem muita fibra oriunda da aveia ou da, agora badalada, quinoa.

Outro dica que não pode ser esquecida para não exagerar nas quantidades: aprecie a comida e dê um tempo para o seu cérebro perceber que já ingeriu a quantidade suficiente de alimentos.
Agora fique atento (a) para não comer por impulso ou por que está entediado (a) ou chateado (a). Quem sabe, para quem precisa perder gordura corporal, um belo café “espresso” e/ou um passeio não são melhores do que aquela sobremesa cheia de açúcar?

Em alguns dias vou falar da compulsão por doces, dos ataques na geladeira à noite e outros itens que sabotam o seu plano de perder o excesso de gordura corporal.

Dr Alessandre Tramontim – Médico Nutrólogo – CRM SC 9036 RQE 13049 – Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira/ABRAN

www.alessandretramontim.com.br